4 Plataformas Para a Descoberta de Música Indie

Uma pergunta que frequentemente recebo é como descubro artistas indie e músicas novas. Aqueles que curtem esse estilo de música indie sabem que encontrar algo novo e bacana não é nada trivial e novas fontes e dicas são sempre bem-vindas. Nesse post reuni 4 das melhores plataformas web, na minha opinião, para descobrir algo novo e que sempre me trazem surpresas interessantes.

8tracks.com

8tracks.com foi a ferramenta que me fez embarcar no mundo indie. Lembro que logo que a descobri, o meu passatempo predileto era ficar horas e horas buscando playlists novas com músicas que nunca tinha ouvido antes. Tanto foi que, em nossa primeira versão do Panda, eu escrevi sobre essa ferramenta.

8tracks.com

8tracks basicamente é uma rede social onde membros compartilham seus gostos musicais, por meio de playlists que caracterizam um humor, um estilo, ou com músicas que acham interessante ouvir.

As primeiras playlists do panda eram postadas lá btw. Não deixe de conferir!

IndieShuffle.com

Sem dúvida nenhuma my current favorite. O inIndieShuffledieshuffle.com é uma mistura de radio e blog e para aproveitar basta clicar no play e curtir. Cada música terá uma pequena descrição com o motivo pelo qual ela foi incluída. Além disso, é possível filtrar músicas de acordo com estilo ou popularidade e o usuário pode também estruturar playlists privadas para curtir as mesmas músicas sempre que se desejar.
Outro detalhe bacana é a possibilidade de seguir específicos artistas e bandas e ficar sempre por dentro de novidades referente a eles no site.

theIndieRockPlaylist.com

Apesar de 8tracks ter tido um papel importante na descoberta de artistas novos, sem dúvida nenhuma theIndierockplaylist.com me permitiu encontrar my all time favorites. Por meio da ferramenta conheci artistas como Young the Giant, Bombay Bicycle Club, Of Montreal, Death Cab for Cutie, the XX and so on… muito antes de se tornarem relativamente conhecidos.theIndieRockPlaylist

Essas playlists  foram apresentadas pelo meu irmão, que na época, lá por volta de 2011, fazia questão de ouvir música a música para fazer um pré filtro para sua base de favorite songs. O website basicamente disponibiliza mês a mês playlists de músicas no melhor estilo indie rock e ainda ano a ano uma seleção das melhores. Sempre muito boas por sinal.

BIRP.fm

BIRP!, originalmente Blalock’s Indie/Rock Playlist, segue a mesma linha do theIndieRockPlaylist. Todo disponibilizam uma seleção especial de músicas no melhor estilo indie A grande diferença é que o BIRP.fm reúne BIRP!uma abrangência maior da cena, and not only indie rock, abrangendo músicas no estilo indie pop e indie folk também, por exemplo.

It’s all indie after all

Aqui citei 4 das que uso, o que não quer dizer que não existam outras. Spotify, Soundcloud, Youtube e o bom e velho Grooveshark (R.I.P.) também já me apresentaram artistas e músicas interessantes. Quem sabe não encaixamos o Panda na lista de alguém!! Enquanto isso não é acontece, não deixe de conferir nossas dicas do blog e playlists.

 

Bruno Gianni

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

javaversion1
Warning: passthru() [function.passthru]: Cannot execute a blank command in /home/storage/5/a9/c8/pandaontheradio/public_html/wp-content/themes/casper/footer.php on line 3